A Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica homenageia João Weyl, na sua 18ª edição, que se realiza este ano, em Aveiro, Portugal.

Na noite desta Quarta-Feira, 13 de Novembro, o pesquisador receberá o Prêmio de Mérito Acadêmico - Medalha Prof. Attílio José Giarola, da Sociedade Brasileira de Fibras Ópticas e Optoeletrônica.

O Prêmio é uma das formas de reconhecer o relevante trabalho de pesquisadores que se  destacam na área de micro-ondas e optoeletrônica.

Entregue anualmente, a medalha foi instituída em 2012, tendo sido o Prof. Adaildo Gomes D’Assumpção, do Rio Grande do Norte, o primeiro agraciado.

Em 2018, a medalha de mérito acadêmico Attílio José Giarola foi concedida ao Prof. José Luís Fabris, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Este ano, o homenageado será o Engenheiro Eletrônico (UFPa, 1981), mestre em Engenharia Elétrica - Telecomunicações – (PUC, RJ, 1989), e doutor em Engenharia Elétrica - Telecomunicações (Unicamp, 1994), professor João Weyl.

Pesquisador do CNPq (desde 1994), João Weyl participou da estruturação do sistema de C&T do Estado do Pará, criação da SEDECT, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA, programa NAVEGAPARÁ - integração do estado com redes ópticas e acesso banda larga em redes sem fio e do sistema de Parques de Ciência e Tecnologia.

Foi Secretario Adjunto de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT (jan/2007 a dez/2010), e o primeiro Vice-Reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará de agosto 2013 a fevereiro de 2016, coordenando a implantação da nova universidade.

Atuou como engenheiro de telecomunicações no DENTEL (ANATEL), e na FUNTELPA, entre 1981 e 1986, período em que participou elaboração de projetos de viabilidade de instalação e da implantação de sistemas de radiodifusão de sons e de sons e imagens, incluindo a FM-Cultura, a TV-Cultura, e a proposta do novo Plano Básico de Canais de TV para o Estado do Pará.

Sócio da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e do The Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE, João foi também presidente da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica 2012-2014, (vice-presidente 2010-2012).

É professor na Faculdade de Engenharia da Computação e de Telecomunicações do Instituto de Tecnologia, da UFPA, desde 1994, tendo coordenado o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (out/2004 a dez 2005), e assumido a direção de pesquisa e coordenação do PIBIC da UFPA (abr/1999-jul/2001 e jul/2005 a dez/2006)

João Weyl atua como pesquisador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, nas áreas de redes de comunicações, eletromagnetismo aplicado e computação aplicada, com interesse em pesquisas que incluem modelamento de dispositivos de alta frequência, avaliação de desempenho de redes de comunicação móveis e ópticas, redes de acesso, sensores a fibra óptica e soluções de comunicação para supervisão de sistemas.

Nessas linhas tem orientado mais de uma centena de discentes de graduação e pós graduação, dentro de projetos que tem coordenado e participado, financiados por agências de fomento públicas (CNPq, FINEP, CAPES, FAPESPA) e por empresas públicas e privadas (Ericsson, BrasilSat, Celpa, ELETRONORTE, TBE).

Co-autor de 2 patentes internacionais, o pesquisador declarou que se sente feliz pelo reconhecimento, principalmente porque ele tem o nome do orientador de seu doutorado, Attílio José Giarola.

Texto: Francisco Weyl - Tribuna do Salgado