Inserção Social

O PPGEE/UFPA, ao longo de sua existência, vem aperfeiçoando as suas diversas formas de inclusão social, contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento social e tecnológico do Estado do Pará e da própria região amazônica. Entre as suas diversas formas de atuação para prover inclusão social podem ser destacadas:

- Por ser o único Programa de Doutorado em Engenharia Elétrica da região amazônica, o PPGEE forma recursos humanos de todos os estados da região. Desta forma, o corpo discente do PPGEE possui cidadãos da grande maioria dos estados da Amazônia;

- Por sua característica de atuação multidisciplinar, o PPGEE recebe egressos de diversas áreas do conhecimento, não restritas às engenharias elétrica e de telecomunicações (por exemplo: computação, matemática, física, estatística, economia);

- O PPGEE forma, nos níveis de mestrado e doutorado, docentes das diversas IES públicas e privadas da região, tais como: UFRA, IFPA, UFAM, UFT, UNAMA, UEPA, CESUPA, IESAM, UFAP, UFOPA, ULBRA, IESPES e UNIFESSPA. Em adição, o PPGEE forma docentes para o quadro da própria UFPA.

- Docentes do PPGEE tem liderado projetos com forte conotação de inclusão social/digital voltados à melhoria da qualidade de vida da sociedade em que o PPG se insere, tais como: (a) NAVEGAPARÁ - Programa de Integração e Inclusão Digital do Estado do Pará; (b) Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde do Estado do Pará: análise e sistematização de recursos tecnológicos utilizados a apoio à gestão de sistemas ao ensino de trabalhadores em diferentes contextos do SUS; (c)Polícia.Net Sistemas de Gerenciamento de Informações na Polícia Militar do Pará; (d) Projeto implantação de rede de sensores para manejo de rebanhos bufalinos; (e) Diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de empresas instaladas nos Distritos Industriais do Estado do Pará; (f) Projeto de um sistema de banco de dados que integre as bases de dados dos postos de vacinação via TV Digital utilizando como canal de retorno a infraestrutura do NavegaPará; (g) Proposta de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Pará nas áreas de tecnologia da informação e comunicação; (h) Instalação de um sistema de bombeamento de água com energia solar fotovoltaica, com capacidade para 18.000 litros/dia, na comunidade de Pedra Grande/Cotijuba; (i) Instalação de um sistema fotovoltaico com 2 kW de capacidade instalada, para eletrificação da comunidade de Itancoã, no Município de Acará;

- Recepção e formação de recursos humanos de países africanos e latino-americanos, entre os quais pode ser destacado: CAPES/AULP - Desenvolvimento de competências e formação de recursos humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação junto à Universidade de Cabo Verde (UniCV);

- CAPES/Pró-Amazônia: Desenvolvimento De Competências e Formação de Recursos Humanos em Recuperação de Áreas Degradadas em Projetos de Assentamentos em Áreas Amazônicas, que objetiva produzir Pesquisa voltada à análise de sucessão de uso da terra, da cobertura vegetal e da qualidade do solo em regiões de assentamentos do Sul e Sudeste do Pará.

- RNP/CTIC: Um framework para desenvolvimento e disponibilização de aplicações interativas para SBTVD: Um estudo de caso em Telesaúde utilizando a infraestrutura de telecomunicações do NavegaPará como canal de retorno. A partir da implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital - SBTVD, surgiram inúmeras possibilidades de aplicações que não se restringem apenas à melhoria de qualidade áudio-visual. A finalidade precípua do processo de implantação do SBTVD é prover um padrão que proporcione tanto a transmissão de vídeo com alta qualidade quanto a "inclusão digital" para parte da população que vive hoje à margem da "sociedade da informação". Neste cenário, o SBTVD é um recurso fundamental, já que visa a disponibilizar um padrão capaz de proporcionar serviços, como: telessaúde, teleducação, além de interatividade para, por exemplo, realizar enquetes, compras on-line e videoconferência. Entretanto, atualmente, ainda há um conjunto de entraves quanto à disponibilização de conteúdo e implementação de canal de retorno para o usuário final do SBTVD, notadamente em regiões com pouca infraestrutura de telecomunicações. Este projeto apresenta uma alternativa conjunta para viabilizar a implementação de um repositório público de aplicações interativas (denominado Ginga AppStore), aliada à elaboração de um protótipo de arquitetura para canal de retorno, a partir da rede pública do NAVEGAPARÁ. Como estudo de caso, apresenta-se uma aplicação típica de telessaúde (ZéGotinhaTV) para controle de vacinação, que possibilita o desenvolvimento futuro de suporte à decisão para políticas de saúde pública.

- FAPESPA: Planejamento e Avaliação de Desempenho de Tecnologias de Acesso Visando à Inclusão Digital no Estado do Pará: Abordagens Baseadas em Medições e Modelagem. Este projeto tem a finalidade de investigar alternativas tecnológicas para transmissão de dados, as quais possuam características favoráveis quando o objetivo é prover a inclusão digital. Em particular considerando regiões de difícil acesso, dadas suas especificidades geográficas, e desassistida infraestrutura de telecomunicações. O resultado desta investigação poderá ser utilizado pelo Governo do Estado do Pará para auxiliá-lo no planejamento de construção de infraestrutura de redes de acesso dentro do projeto NavegaPará.

- Além dos financiamentos dos discentes pela CAPES, CNPq e FAPESPA, o PPGEE, a partir da capitação de recursos externos por projetos de P&D&I, financia cerca de 30% dos seus alunos, com bolsas provenientes da execução de tais projetos. Essa ação permite que diversos alunos em situação de vulnerabilidade social possam ter condições mínimas de cursar o PPGEE/UFPA.

 

Interfaces com a Educação Básica

Basicamente, o PPGEE tem inserção na educação básica a partir de duas grandes ações:

1. Formação de professores das redes estadual e municipais, de forma a aperfeiçoar a massa crítica nos ensinos fundamental e médio;

2. Concepção do Programa NavegaPará, que, entre outras ações, conectou mais de 500 escolas públicas (estaduais e municipais), em todo o território paraense, proporcionando melhoria do processo de ensino/aprendizagem, a partir da disponibilização de rede banda larga em tais escolas.

3. Realização de diversos projetos que apoio ao aprendizado, que possuem interface com a rede pública de ensinos fundamental e médio. Entre esses, podem ser destacados: 

- Aluno Repórter: A Imprensa na Escola e na Comunidade (Financiamento Ministério das Comunicações): 

Descrição: Dentre os grandes desafios para a região Amazônica, em especial o Estado do Pará, nas próximas décadas, está a construção e a materialização de um modelo que permita formar e capacitar a juventude rural com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesse cenário, a proposta visa capacitar jovens reportes de áreas rurais de cincos municípios paraenses da região bragantina (Bragança, Viseu, Traquateua, Cachoeira do Piriá e Augusto Corrêa) com a realização de oficinas de propósito geral (softwares de escritório e metareciclagem) e especificas de radiodifusão com a parceria da Fundação Educadora de Comunicação (Bragança-PA), a qual executa em menor escala ações de formação no sistema de radiodifusão. 

- Tecnologia Cidadã: Um Programa Baseado em TIC para Transformações Sociais através da Extensão Universitária (Financiamento Ministério das Comunicações): 

Descrição: As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) permitem obter transformações radicais na sociedade, desde que sejam dominadas e usadas adequadamente. O programa proposto está alinhado com as ações extensionistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, em especial, de sua Faculdade de Engenharia da Computação, cujo projeto pedagógico foi reformulado em 2010 para contemplar a indissolubilidade do ensino, pesquisa e extensão. O programa utiliza tecnologias do estado da arte em reconhecimento e síntese de voz desenvolvidas na UFPA para transformar a realidade de portadores de necessidades especiais no que diz respeito ao uso de computador. O programa também investe no processo de inclusão social através da inclusão digital. Nota-se que o número de excluídos digitalmente chega a 70% na região Norte. Para combater essa realidade, o programa motiva alunos do ensino superior a desenvolverem atividades de extensão que são essenciais para suas formações pessoais e profissionais e concomitantemente aproveita a sinergia para promover ações importantes como treinamentos presenciais em infocentros, não presenciais usando o software Moodle e a ação de entidades de reconhecido impacto social como o Movimento República de Emaús e Associação do Voluntariado de Apoio à Oncologia (AVAO).

-  NAVEGA SABERES/INFOCENTROS - Olimpíada de Informática Básica e Programação de Computadores para alunos de Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas Estaduais (Financiamento:  Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e UFPA):

Descrição: Os meios modernos de comunicação, em especial a Internet, proporcionam cada vez mais um diferencial no aprendizado e na formação profissional dos cidadãos, sendo que o Pará, por ser um dos maiores Estados em dimensão do país, possui uma grande dificuldade em difundir esses meios de comunicação a população. Essa difusão vem aumentando graças as ações de Governo, como o Programa NavegaPará. Junto com essas ações, tem-se a necessidade de proporcionar mais oportunidades para a população ser incluída digitalmente no mundo da Tecnologia da Informação. Inclusão digital por meio de capacitação em informática básica e programação para alunos das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém. Realização de uma Olimpíada Estadual de Informática para avaliar a capacitação e motivar os alunos a seguirem a área de informática.