O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (PPGEE/UFPA) se caracteriza por possuir uma forte interação com as empresas/indústrias que atuam na região. Por conta dessa forte relação, o PPGEE forma quadro para as principais instituições que atuam na Amazônia. Sendo assim, podem ser destacados os principais indicadores dessa relação:

Atividade: Com o Mercado de trabalho 

Objetivo: Formação de Mão de Obra Qualificada

Contexto: Anualmente, formação de dezenas de profissionais dos quadros das principais empresas que atuam na região, tais como: VALE, ELETRONORTE, CELPA, ALBRAS/ALUNORTE.  Anualmente, realização de dezenas de projetos de P&D&I com empresas regionais e nacionais, a partir dos quais é possível: formar quadro de recursos humanos, transferir conhecimento e tecnologia e desenvolver produtos/processos para tais empresas. No triênio 2010/2012, 20 patentes/pedidos de proteção em projetos em parceria com empresas. No atual triênio já há a solicitação de mais 05 patentes.

Público: Empresas Privadas, de Economia Mista, Instituições de Ensino e Pesquisa

Experiência inovadora:

(X) Sim ( ) Não

Financiamento/Incentivo: CAPES, CNPq

 

Atividade: Com a Sociedade Civil

Objetivo: Desenvolvimento de diversos projetos/ações que possuem forte impacto direto na sociedade em que que o PPGEE está inserido. Podem ser destacados, por exemplo: (a) NAVEGAPARÁ - Programa de Integração e Inclusão Digital do Estado do Pará; (b) Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde do Estado do Pará: análise e sistematização de recursos tecnológicos utilizados a apoio à gestão de sistemas ao ensino de trabalhadores em diferentes contextos do SUS; (c)Polícia.Net Sistemas de Gerenciamento de Informações na Polícia Militar do Pará; (d) Projeto implantação de rede de sensores para manejo de rebanhos bufalinos; (e) Diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de empresas instaladas nos Distritos Industriais do Estado do Pará; (f) Projeto de um sistema de banco de dados que integre as bases de dados dos postos de vacinação via TV Digital utilizando como canal de retorno a infraestrutura do NavegaPará; (g) Proposta de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Pará nas áreas de tecnologia da informação e comunicação; (h) Instalação de um sistema de bombeamento de água com energia solar fotovoltaica, com capacidade para 18.000 litros/dia, na comunidade de Pedra Grande/Cotijuba; (i) Instalação de um sistema fotovoltaico com 2 kW de capacidade instalada, para eletrificação da comunidade de Itancoã, no Município de Acará (j) SISTEMA DE APOIO À DECISÃO PARA GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA: SUPORTE INTELIGENTE PARA A REALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE CENÁRIOS E INFERÊNCIAS, com financiamento da FAPESPA e em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará. Diante do contexto, ratifica-se a forte atuação e relevância social que o PPGEE/UFPA desempenha na região amazônica, não somente em seu setor produtivo, mas diretamente na sociedade civil abrangida pelo Programa.

Contexto: Anualmente, formação de dezenas de docente das diversas IES que atuam na região, o que interfere positivamente no processo global de formação e qualificação tecnológica da região de abrangência do PPGEE. Podem ser citadas como exemplo de IES que possuem seus docentes qualificados/em qualificação pelo PPGEE/UFPA: UFRA, IFPA, UFAM, UFT, UNAMA, UEPA, CESUPA, IESAM, UFAP, UFOPA, ULBRA, IESPES e UNIFESSPA. Em adição, o PPGEE forma docentes para o quadro da própria UFPA, em seus diversos campi.  Formação de 400 mestres e 100 doutores até 31/12/2013, sendo que em grande parte para atuar na própria região amazônica, o que potencializa e acelera o desenvolvimento social,tecnológico e econômico da região. 

Público: Empresas Privadas, de Economia Mista, Instituições de Ensino e Pesquisa

Experiência inovadora:

(X) Sim ( ) Não

Financiamento/Incentivo: CAPES, CNPq

 

Estágios Profissionais

Atualmente, encontra-se em discussão no Colegiado do PPGEE a institucionalização de estágios profissionais, notadamente para o nível de mestrado, mesmo para a modalidade acadêmica, extrapolando-se a modalidade mestrado profissional. Tal estratégia pode ser implementada em função da forte interação que os pesquisadores do PPGEE possuem com as empresas que atuam na região. Tem-se em foco, basicamente, duas modalidades de estágio profissional: 1. Atuação direta dos discentes nos parques das empresas, a partir de convênios/acordos celebrados com o PPGEE para esse tipo de formação específica. Alguns desses acordos já se encontram em andamento, notadamente nas áreas de Telecomunicações e Sistemas Elétricos, tais como: ERICSSON e ELETRONORTE; 2. Desenvolvimento de soluções conjuntas, a partir dos laboratórios de pesquisa do PPGEE, onde participem tanto pesquisadores/alunos do PPGEE, quanto profissionais das empresas envolvidas.