PDSE - Segunda Etapa - Resultado Final
Resultado |Final (homologação Propesp) - 09/02/2026 (Novo)
Resultado |Final (homologação Propesp) - 09/02/2026 (Novo)
EDITAL DE SELEÇÃO 2026
Pelo presente Edital, tornamos público o Processo de Seleção de discentes para o Programa CAPES/BRAFITEC, Edital nº 11/2024.
A Coordenação do PPGEE divulga as orientações do PSS 2026.1 para os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico conforme cronograma abaixo:
Edital (Retificado em 05/01/2026 09h12min)
Anexo I - Declaração de Veracidade
Cronograma:
AÇÃO NECESSÁRIA
O Censo deve ser realizado através do preenchimento de formulário eletrônico na Plataforma Sucupira.
QUEM DEVE RESPONDER INDIVIDUALMENTE?
A participação é obrigatória para os seguintes grupos:
I - Docentes atuando nas categorias Permanente e Colaborador.
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), passou a integrar uma prestigiosa rede internacional de pesquisa voltada ao desenvolvimento de sistemas energéticos sustentáveis com foco no bem-estar social. Trata-se do projeto SHINE – Sustainable, Holistic, and Inclusive Energy Systems for Well-being, coordenado pela University of Bristol (Reino Unido) sob a liderança do Prof. Dr. Sam Williamson, e financiado em £ 3,5 milhões pelo UK Research and Innovation (UKRI) através do programa Ayrton Challenge.
O SHINE é um projeto transdisciplinar que reúne instituições da Gâmbia, Gana, Brasil, Nepal, África do Sul e Reino Unido. A proposta busca investigar as condições socioeconômicas, de gênero, ambientais, de saúde e tecnológicas que influenciam a efetividade, a inclusão e a sustentabilidade de intervenções em acesso à energia em comunidades vulneráveis.
Representando o Brasil, o GEDAE/UFPA participa da iniciativa trazendo sua consolidada experiência com sistemas fotovoltaicos, microrredes em corrente contínua, embarcações elétricas de pequeno porte, e soluções adaptadas à realidade de populações em áreas remotas, especialmente na região amazônica.
Com mais de 1.000 bolsas novas e 1.555 bolsistas contemplados pela primeira vez - o equivalente a 25% do total de aprovados - , a chamada de Bolsas de Produtividade 2024 divulga seu resultado preliminar, indicando a ampliação e oxigenação de uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país.
A solução pode estar no celular que você tem nas mãos
A “internet das coisas” são todos os dispositivos conectados à grande rede e que, com a coleta e processamento de dados, pode contribuir para garantir um futuro mais sustentável para a humanidade
A cada ano, milhões de novos dispositivos são conectados à internet e, mais do que garantir uma conexão com a rede mundial de computadores, tais objetos estão coletando e processando dados que podem ser úteis a diversos campos, incluindo o da sustentabilidade. Diante de um cenário em que a tendência do surgimento de dispositivos conectados é irreversível, a chamada Internet das Coisas (IoT) tem muito a contribuir com práticas que possibilitem uma melhor utilização dos recursos, com menor impacto.
O professor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) que possui estudos voltados para a área de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), Eduardo Cerqueira, explica que a internet das coisas são todos os objetos ou dispositivos que estão conectados à internet e que, de alguma forma, estão coletando dados e ou coletando, processando e agindo como atuadores.