A Coordenação do PPGEE informa sobre o funcionamento da Secretaria da Unidade que é de segunda a sexta-feira de 09h às 15h a partir de 03/01/2022.

Confira aqui os informes dos Conselhos Superiores da UFPA que:

- definem o retorno pleno das aulas presenciais;

- a adoção do passaporte vacinal; e

- novas orientações para o bandeiramento na UFPA.

 

 

 

Chamada conjunta entre CNPq, MCTI, CISB e Saab selecionará pesquisadores brasileiros interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa em instituições de excelência da Suécia, em colaboração com a Saab.

Bolsas disponíveis

  • 7 pós-doutorado

  • 3 doutorado-sanduíche

Último dia para aplicação: 18 de fevereiro de 2022

Clique aqui para saber mais informações.

O 6th Workshop on Communication Networks and Power Systems (WCNPS), realizar-se-á nos dias 18 e 19 de novembro de 2021.
 
Ele está sendo organizado pelos Programas de Pós-Graduação Acadêmico e Profissional em Engenharia Elétrica  (PPGEE e PPEE) da Universidade de Brasília (UnB), em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 
 
O WCNPS é um evento patrocinado pela Vehicular Technology Society (VTS) do IEEE. Na sua programação, ele conta com palestras proferidas por especialistas de renome internacional, bem como com a apresentação de artigos técnicos selecionados, que ao final serão publicados na base de dados IEEE Xplore. 
 
As inscrições para profissionais e estudantes são gratuitas.
 

O Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) é o congresso oficial da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), promovido a cada dois anos desde 2007. Trata-se do maior evento brasileiro de divulgação científica e tecnológica na área de tecnologias de conversão de energia solar, incluindo ainda outras fontes renováveis de energia. Participam do congresso professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e todos os demais profissionais envolvidos nessa área.

  O CBENS 2022 será o IX Congresso Brasileiro de Energia Solar e será realizado em Florianópolis-SC de 23 a 27 de Maio de 2022 no Oceania Park Hotel Spa & Convention Center no bairro Ingleses. Durante o congresso serão apresentadas contribuições de trabalhos científicos e tecnológicos, palestras nacionais e internacionais, mesas redondas, minicursos, feira tecnológica, visitas técnicas, eventos paralelos de temas correlacionados, além de programação cultural. Contamos com a sua participação.

Mais informações no link: https://attitudepromo.iweventos.com.br/cbens2022 ou https://youtu.be/JW4_1q3V2l8

 

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE comunica que após a reunião da Comissão de Avaliação das Teses de Doutorado, defendidas em 2020 e inscritas no processo seletivo interno para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2021, a Comissão de Avaliação deliberou pela indicação da tese, que atende a todos os requisitos mínimos do Edital 03-2021-CAPES, para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2021.

Tese: MACHINE LEARNING AND COMPUTER VISION TECHNIQUES FOR DAMAGE DETECTION AND MODAL ANALYSIS

Autor: Moisés Felipe Mello da Silva

Orientador: Prof. Dr. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa

A Coordenação do PPGEE parabeniza o discente MARCEL AUGUSTO ALVARENGA VIEGAS e o Prof. Dr. CARLOS TAVARES DA COSTA JÚNIOR, cujo artigo de sua autoria, intitulado "Controladores baseados em lógica fuzzy para gerenciamento de carga e descarga de veículos elétricos a bateria em uma rede elétrica inteligente", teve destaque como melhor trabalho das apresentações da Sessão SBSE 14.1 - Redes Elétricas inteligentes do evento VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - Virtual, realizado no período de 25 a 28 de agosto de 2020.

Os autores foram convidados a submeter o artigo para uma versão estendida com novas análises e resultados para o Journal of Control, Automation and Electrical Systems. 

 

A Coordenação do PPGEE parabeniza DALILA REIS GRIPPA, OLÍVIA DE NAZARÉ DOS SANTOS NUNES, CRISTIANO BRAGA DE OLIVEIRA, GERALDO SOUZA DE MELO e WAGNER ORMANES PALHETA CASTRO cuja orientação no Programa é do Professor Doutor Victor Alexandrovich Dmitriev, pelo Prêmio de melhor artigo no III Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento na Amazônia, realizado no período de 18 a 22 de Novembro de 2019 na cidade de Santarém - PA.

O artigo "Graphene-Based Directinal Coupler for THz Region"  foi premiado durante o Congresso.

 

A Coordenação

 

A Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica homenageia João Weyl, na sua 18ª edição, que se realiza este ano, em Aveiro, Portugal.

Na noite desta Quarta-Feira, 13 de Novembro, o pesquisador receberá o Prêmio de Mérito Acadêmico - Medalha Prof. Attílio José Giarola, da Sociedade Brasileira de Fibras Ópticas e Optoeletrônica.

O Prêmio é uma das formas de reconhecer o relevante trabalho de pesquisadores que se  destacam na área de micro-ondas e optoeletrônica.

Entregue anualmente, a medalha foi instituída em 2012, tendo sido o Prof. Adaildo Gomes D’Assumpção, do Rio Grande do Norte, o primeiro agraciado.

Em 2018, a medalha de mérito acadêmico Attílio José Giarola foi concedida ao Prof. José Luís Fabris, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Este ano, o homenageado será o Engenheiro Eletrônico (UFPa, 1981), mestre em Engenharia Elétrica - Telecomunicações – (PUC, RJ, 1989), e doutor em Engenharia Elétrica - Telecomunicações (Unicamp, 1994), professor João Weyl.

A Coordenação do PPGEE parabeniza a discente FÁTIMA PRISCILA ARAÚJO TEIXEIRA cuja orientação no Programa é do Professor Dr. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, pelo Prêmio de melhor artigo na IX Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação (Encom 2019), Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom).

O artigo "Exploring 5G Coexistence Scenarios" dos autores: TEIXEIRA, F. P. A.; FREITAS, L. C. ; COSTA, J. C. W. A. foi premiado durante a Conferência.

A discente também defendeu com sucesso sua Dissertação de Mestrado em 07 de outubro de 2019.

 

A Coordenação