Instituto I2A2 em parceria com o Laboratório de Simulação e Biologia Computacional do CCAD-IA/UFPA

 

🔗 LINK DE INSCRIÇÃO VÁLIDO: https://form.typeform.com/to/Wh0Z0jXX

 

✅ POR QUE PARTICIPAR?

O instituto I2A2 já formou +500 profissionais atuando em empresas como Petrobras, Samsung, Natura e institutos como IMPA e Fiocruz13.

Projetos finais destacados são encaminhados para empresas parceiras do I2A215.

Parceria científica com laboratório da UFPA referência em simulação computacional e bioinformática35.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará, divulga as orientações para o Processo de Seleção de matrícula em disciplina isolada (antigo aluno especial) para o período de 2025.1

1. Cronograma

Publicação do Edital      24/02/2025            
Solicitação de Inscrições (email)             10 e 11/03/2025
Resultado Inscrições deferidas     14/03/2025
Emissão Boleto (Fadesp)     17 a 19/03/2025
Confirmação da matrícula (email)         21/03/2025

2. Anexos

Formulário de Matrícula em Disciplina Isolada

Declaração de Veracidade de Documentos

 

Graduação Sanduíche na França para alunos de Engenharias Elétrica e Biomédica  (Convênio BRAFITEC_CAPES)

Pela presente Chamada, tornamos público o Processo de Seleção de discentes do Programa BRAFITEC, Projeto: Soluções Inteligentes em Telecomunicações e Eletrônica para a Área da Saúde, aprovado no âmbito do Edital Brafitec_CAPES No 10 2023.

EDITAL CAPES - BRAFITEC NO 11/2024

Universidade Federal do Pará
Universidade Federal Fluminense
EDITAL DE SELEÇÃO 2025
 
Pelo presente Edital, tornamos público o Processo de Seleção de discentes para o Programa CAPES/BRAFITEC, Edital nº 11/2024. O processo obedecerá aos seguintes critérios e procedimentos:
 

A solução pode estar no celular que você tem nas mãos

A “internet das coisas” são todos os dispositivos conectados à grande rede e que, com a coleta e processamento de dados, pode contribuir para garantir um futuro mais sustentável para a humanidade

A cada ano, milhões de novos dispositivos são conectados à internet e, mais do que garantir uma conexão com a rede mundial de computadores, tais objetos estão coletando e processando dados que podem ser úteis a diversos campos, incluindo o da sustentabilidade. Diante de um cenário em que a tendência do surgimento de dispositivos conectados é irreversível, a chamada Internet das Coisas (IoT) tem muito a contribuir com práticas que possibilitem uma melhor utilização dos recursos, com menor impacto.

O professor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) que possui estudos voltados para a área de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), Eduardo Cerqueira, explica que a internet das coisas são todos os objetos ou dispositivos que estão conectados à internet e que, de alguma forma, estão coletando dados e ou coletando, processando e agindo como atuadores.

Atualmente, a ERIN é um dos principais eventos na área das TICs no Norte do Brasil. Em 2024, a Universidade Federal do Pará organizará a XVII Escola Regional de Informática Norte 2, com o foco em discutir e aproximar as principais iniciativas de Inovação e Soluções em TIC voltadas para o desenvolvimento da Região Amazônica, a partir de instituições de ensino, pesquisa, empresas, de instituições governamentais e não governamentais e da sociedade civil em geral.

O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Laboratório do ICEN/UFPA!

O Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) é um fórum bienal para disseminação de tecnologias de telecomunicações organizado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica. Em sua vigésima primeira edição, o SBMO 2024 será realizado na cidade de Bento Gonçalves, RS, Brasil. 

 

O Simpósio Brasileiro de Micro-Ondas e Optoeletrônica é o principal evento científico de abrangência nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO). A história desta Sociedade está diretamente relacionada ao processo de formação de cientistas nas áreas tecnológicas, que ocorreu, principalmente, com a fixação no Brasil de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. Estes, ao voltarem ao Brasil, passaram a formar pesquisadores nas áreas de Micro-ondas e Optoeletrônica nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

 

Car@s Estudantes de Graduação e Pós-graduação,
 
Queremos convidar vocês para participar e se inscrever na II Escola Regional de Alto Desempenho e II Escola Regional de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial Norte 2 (II ERAD|ERAMIA-NO2), evento presencial a ser realizado  de 16 a 18 de Novembro no Instituto de Ciências Exatas  e Naturais (ICEN)  da Universidade Federal do Pará. A II ERAD|ERAMIA-NO2 é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC.
 
Clique aqui para se inscrever
Clique aqui para acessar o website

O grupo de pesquisa "Fotônica e Óptica não-linear" que é coordenado pelo prof. Dr. Marcos Benedito Caldas Costa, publicou no dia 21 de julho o artigo intitulado: "Prototype of a sensor for simultaneous monitoring of water level and temperature of rivers in the Amazon using FBG" na revista Optical and Quantum Electronics.

 

Para acessar o artigo clique aqui

Title: Powering up VR applications with eye gaze and mobility tracking

Date: 06/set/2022

Time: 9 a.m.

Access Link: meet.google.com/EWJ-DOJG-YZB

Virtual reality (VR) is taking a front seat in training, healthcare, and creative art, allowing new experiences and interactive applications to be created in a fully immersive environment. Capturing user attention is a key element for future VR development especially for personalised VR applications that can automatically adapt to user characteristics and social VR where people can interact and participate in shared activities with emotions.

In the past few years, we have had a series of projects on capturing and modelling human attention in VR. Our research shows that eye gaze and body movements share a pivotal role in capturing human perception, intent, and experience. We believe that VR is more than a computerised environment with fancy graphics. With the help of biometric sensors and machine learning, VR can become the best persuasive technology known to human-computer interaction (HCI) designers. In a recent project, we demonstrated how machine learning can be automated to improve visitors' experience in a VR art exhibition without any prior knowledge of the artwork. We are also exploring how the VR and AI can enable automated assessment and treatment of mental illness in a remote location, e.g., in patients’ own homes. This will ultimately help democratising mental health care.

In this talk, Dr Mu from Technology will give an overview of our latest research and exciting student projects on attention-aware VR designs.