A solução pode estar no celular que você tem nas mãos

A “internet das coisas” são todos os dispositivos conectados à grande rede e que, com a coleta e processamento de dados, pode contribuir para garantir um futuro mais sustentável para a humanidade

A cada ano, milhões de novos dispositivos são conectados à internet e, mais do que garantir uma conexão com a rede mundial de computadores, tais objetos estão coletando e processando dados que podem ser úteis a diversos campos, incluindo o da sustentabilidade. Diante de um cenário em que a tendência do surgimento de dispositivos conectados é irreversível, a chamada Internet das Coisas (IoT) tem muito a contribuir com práticas que possibilitem uma melhor utilização dos recursos, com menor impacto.

O professor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) que possui estudos voltados para a área de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), Eduardo Cerqueira, explica que a internet das coisas são todos os objetos ou dispositivos que estão conectados à internet e que, de alguma forma, estão coletando dados e ou coletando, processando e agindo como atuadores.

Atualmente, a ERIN é um dos principais eventos na área das TICs no Norte do Brasil. Em 2024, a Universidade Federal do Pará organizará a XVII Escola Regional de Informática Norte 2, com o foco em discutir e aproximar as principais iniciativas de Inovação e Soluções em TIC voltadas para o desenvolvimento da Região Amazônica, a partir de instituições de ensino, pesquisa, empresas, de instituições governamentais e não governamentais e da sociedade civil em geral.

O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Laboratório do ICEN/UFPA!

O Workshop

O Workshop em Energias Oceânicas é um evento anual patrocinado pelo INEOF. Nesta sexta edição o objetivo é discutir o estado da arte em energias marinhas e fluviais, destacando seu papel crucial na descarbonização da economia. O evento também visa promover articulações entre a academia, governo e indústria para o desenvolvimento de tecnologias para a exploração dessas fontes de energia. Além disso, busca fomentar ações sinérgicas que aproveitem a infraestrutura e a expertise já existentes da indústria de gás e petróleo offshore no Brasil. O workshop incluirá palestras, painéis de discussão e sessões de networking para facilitar a troca de conhecimento e a formação de parcerias estratégicas.

O Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) é um fórum bienal para disseminação de tecnologias de telecomunicações organizado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica. Em sua vigésima primeira edição, o SBMO 2024 será realizado na cidade de Bento Gonçalves, RS, Brasil. 

 

O Simpósio Brasileiro de Micro-Ondas e Optoeletrônica é o principal evento científico de abrangência nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO). A história desta Sociedade está diretamente relacionada ao processo de formação de cientistas nas áreas tecnológicas, que ocorreu, principalmente, com a fixação no Brasil de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. Estes, ao voltarem ao Brasil, passaram a formar pesquisadores nas áreas de Micro-ondas e Optoeletrônica nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

 

76ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizarão a 76ª Reunião Anual da SBPC. O tema central desta edição é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

Serão realizadas diversas atividades: conferências, mesas-redondas, painéis, minicursos presenciais e virtuais, sessão de pôsteres, atividades culturais, exposições, mostras interativas e outras programações destinadas para estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, pesquisadores, profissionais e público em geral.

O evento é aberto ao público e, com exceção da participação em minicursos (que requer matrícula antecipada), todas as atividades são abertas a todos.

Com honras o PPGEE informa que alguns docentes estarão presentes no evento.

Destacamos abaixo as programações que contarão com a presença de nossos docentes:

Solicitações que devem ser atendidas com recursos do PROAP/PPGEE (devem ser solicitadas com no mínimo trinta 30 dias de antecedência)

 

1. Os prazos para solicitação de recursos PROAP são definidos anualmente pela Propesp.

    Prazos definidos para 2024.2:

  • Solicitações em geral - Até 30 de setembro de 2024

  • Diárias e Passagens - Até 30 de setembro de 2024 

 

2. Solicitação de Passagens Nacionais e Internacionais -  Regras PROPESP

 

    Resolução N. 1.488, de 14 DE janeiro de 2020

    Dispõe sobre os procedimentos para afastamento da sede e do país e concessão de diárias e passagens em viagens nacionais e internacionais, a serviço, no âmbito da

    Universidade Federal do Pará.

    Obs: Cada dia de viagem deve ser justificada e as comprovações oportunamente apresentadas no Relatório de Viagem Nacional ou Relatório de Viagem Internacional. 

 

3. Abertura de processo ou solicitação:

3.1. Solicitar via SIPAC à Secretaria do Programa, contendo os seguintes dados:

  • Assunto do Processo: 919.1 - PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PROMOVIDOS E REALIZADOS POR OUTRAS INSTITUIÇÕES.

  • Ofício com Nome completo, matricula SIAPE, Dados Bancários e o Edital (se PROAP ou outro).

  • Enviar o processo para 11.41.18 PPGEE; ou

 3.2. Solicitar via Sagitta ao ITEC/PPGEE selecionando a opção desejada (auxilio financeiro (discentes), passagens e diárias (docentes, etc).

 

'[MDPI, Symmetry, IF 2.7] Paper Invitation for Special Issue

“Advances in Neural Network/Deep Learning and Symmetry/Asymmetry”'.

We are presently experiencing a profound utilization of Artificial Intelligence techniques across human society. At the core of this epochal shi stands the Deep Learning methodology, serving as a pivotal enabling technology. Deep neural networks thrive on the abundance of extensive datasets and accessible computing resources. Deep Learning grapples with vast volumes of data, extracting pertinent information and latent knowledge embedded within. Its pervasive influence extends across virtually all facets of contemporary society, notably revolutionizing voice and image recognition, healthcare, and, more recently, natural language processing.

This Special Issue aims to provide a platform for researchers to share their latest advances in neural networks, deep learning, generative adversarial networks, symmetry/asymmetry, and their applications in solving real-world problems.

Topics of interest for this Special Issue include, but are not limited to: New architectures and algorithms for neural networks and deep learning; Advances in fuzzy neural networks, deep learning and ensemble; Advances of symmetry/asymmetry in neural networks and deep learning; etc.

O 15º Computer on The Beach (https://computeronthebeach.com.br), organizado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e sua Escola Politécnica, ocorreu de 10 a 13 de abril, em Balneário de Camboriú, Santa Catarina, e abordou uma ampla gama de temas vinculados à tecnologia e inovação. Durante o evento, foram apresentados uma variedade de artigos técnicos, relatos de experiências industriais e estudos de caso, todos destacando os avanços tecnológicos e as aplicações práticas no campo da computação.

Dentre os trabalhos apresentados, o artigo "Model Optimization by Destructive Methods: A Case Study Using Structured Pruning in Image Classification Models" foi premiado com Menção Honrosa de Artigo Completo. Este trabalho foi desenvolvido pelos autores Flávio Moura e Lyanh Lopes, Graduandos em Engenharia da Computação (FCT-UFPA);  Vinicius Neves, Graduando em Engenharia de Telecomunicações (FCT-UFPA); Walter Oliveira, Saulo Costa e Adriano Madureira, Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA); Jefferson Morais, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-UFPA) e Marcos Seruffo,  Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-ITEC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), todos afiliados à Universidade Federal do Pará, em Belém, Brasil.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica informa que estão abertas as inscrições para o  Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).

Os discentes interessados devem encaminhar toda a documentação conforme Edital 30/2023 (Capes) e do Edital 24/2023 - Propesp/UFPA até as 23:59h do dia 24/11/2023 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Retificado)

Edital 30/2023 - Capes

Edital 24/2023 - Propesp

 

  • Resultado FINAL
    • 1º - ELLEN PRISCILA LOBATO
    • 2º - SAULO WILLIAM DA SILVA COSTA
    • 3º - FLAVIO HENRY CUNHA DA SILVA FERREIRA
    • 4º - WILSON ROGERIO SOARES E SILVA.