Documentação oficial e necessária para a realização das defesas de Dissertação, Qualificação e Tese do PPGEE/ITEC/UFPA. Este material será encaminhado ao (à) orientador (a) pela Secretaria do PPGEE em até 24h de antecedência. Consiste em: 

 

1. Cartaz de Divulgação:

Cartaz no formato de imagem contendo informações como: Tipo de Defesa (Mestrado/Qualificação/Doutorado), Título do Trabalho, Nome do Discente, Banca Examinadora, Local, Horário e Data de realização da defesa.

*Este documento é utilizado somente para divulgação das bancas nas plataformas digitais do programa ou para afixar no local da defesa.

 

2. Ata de Defesa:

Documento Oficial do Programa que registra a sessão de defesa de Dissertação, Qualificação ou Tese. Será encaminhada pela Secretaria ao (à) Orientador (a) do discente em até 24h de antecedência da defesa.

Após a defesa, deve ser preenchida, assinada e devolvida à Secretaria do PPGEE por e-mail, em até 5 dias da realização da defesa para providências quanto a Homologação da Defesa e Solicitação de Diploma. Deve ser informado àatravés desse documento se houve alteração de titulo, se o discente foi aprovado, em quantos minutos a apresentação foi realizada.

* As assinaturas devem ser realizadas por todos os participantes, inclusive pelo(a) candidato(a), através da Plataforma Digital do Governo Federal (eGov).

 

3. Folha de Aprovação:

A folha de aprovação consiste em uma página onde são apresentados dados sobre autor, curso, título, data da realização da defesa e banca examinadora. 

* A folha de aprovação deve ser incluída pelo discente na versão final a ser entregue, mesmo sem as assinaturas.

 

4.Resumo dos Currículos  Lattes dos Avaliadores:

Contém o resumo dos currículos dos membros da banca examinadora para leitura na abertura da sessão da defesa.

* Documentação necessária somente para a leitura e apresentação dos participantes da banca. 

 

5. Número da Defesa: 

Esta informação será encaminhada no corpo do email da Secretaria e deve ser inserida obrigatóriamente na capa do trabalho, conforme decisão do colegiado.

 

ORIENTAÇÕES AO DISCENTE PARA A ENTREGA DA VERSÃO FINAL:

1. Formatação. Seguir o Guia - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca Central da UFPA. Atentar para os elementos obrigatórios (Folha de rosto, folha de aprovação, índice, resumo, abstract, palavras chaves, etc.)

2. Número da Defesa: Por decisão colegiada, o discente deve inserir na capa do trabalho o número da defesa, repassado pela Secretaria do Programa no email de encaminhamento do material da defesa.

3. Prazo: Após a defesa, o discente terá 30 dias para a entregaA não observância desse prazo será de responsabilidade do discente e caberá ao programa aplicar as penalidades previstas pelo CIAC/UFPA e MEC, conforme artigos do Regimento do PPGEE, abaixo:

Art. 59 – Parágrafo § 2º Em caso da não entrega da nova versão da dissertação ou tese à Secretaria do Programa no prazo estabelecido ou em caso de reprovação nesta segunda chance, o aluno será automaticamente desligado do curso. 

Art. 60 – Para obtenção do Grau de Mestre ou Doutor, o discente deverá ter cumprido, no prazo estabelecido pelo Programa, as seguintes exigências: I -...; II – ter sua Dissertação ou Tese homologada em reunião do Colegiado do PPGEE;

4. Para a conclusão do curso, deve ser encaminhado via sagitta, a versão final  da Dissertação ou Tese;

5. Para solicitar o diploma, deve ser encaminhado via sagitta, em um único chamado, os documetos (em separado).