Premiação do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Na noite do dia 01/06/2023 ocorreu a premiação do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento sem fins lucrativos, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI).

A 19ª edição do Simpósio foi realizada de 29 de maio a 01 de junho de 2023, em Maceió-Alagoas. A organização do evento esteve sob a responsabilidade do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Nesta edição, o evento tratou como temática principal: “Sistemas de Informação Verdes para a Sustentabilidade Ambiental”, que remete aos desafios e reflexões inerentes às questões ambientais por exigência constante da sociedade, levando as organizações a buscarem minimizar os impactos no meio ambiente causados pela operação dos seus processos de negócios. Assim, os Sistemas de Informação Verdes referem-se à utilização de software, procedimentos e infraestrutura tecnológica para atingir objetivos ambientais na utilização de recursos computacionais de modo ambientalmente responsável.

Projeto de mobilidade urbana e sustentável recebe prêmio

Uma parceria da Norte Energia com a UFPA, o sistema Norte Rotas faz a gestão multimodal de transportes públicos visando o melhor atendimento com sustentabilidade; projeto utiliza energia fotovoltaica e armazenamento em ônibus e barco elétricos. 

Leia mais:

Patente Concedida

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) celebram a conquista da CARTA PATENTE No BR 202019008985-2, referente ao projeto de dispositivo intitulado "SUPERFÍCIE SELETIVA DE FREQUÊNCIAS MULTIBANDA PLANAR PARA APLICAÇÕES NO SISTEMA 5G OUTDOOR".

 Este projeto, resultado do estágio Pós-doutoral conduzido pelo Prof. Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto entre 2016 e 2018, destaca-se como um filtro espacial de ondas eletromagnéticas do tipo rejeita-faixa passivo. O filtro foi estrategicamente projetado para operar com características multibanda nas frequências associadas ao padrão das ondas milimétricas, sendo uma contribuição significativa para as aplicações no contexto do sistema 5G outdoor.

A conquista da Carta Patente representa o reconhecimento do trabalho árduo e inovador dos professores: Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto; Dr. Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante; Dra. Jasmine Priscyla Leite de Araújo; Dr. Fabrício José Brito Barros, e do pesquisador Dr. NELSON Mateus Ferreira Santos, solidificando o compromisso contínuo do PPGEE com a excelência acadêmica e a produção de soluções avançadas no campo da Engenharia Elétrica.

 A UFPA, por meio do PPGEE e do ITEC, reafirma seu papel de destaque na pesquisa e inovação, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda que impulsionam a evolução contínua das comunicações sem fio. Parabenizamos os pesquisadores envolvidos por essa conquista notável e pela relevância do impacto que seu trabalho terá no cenário da Engenharia Elétrica e das comunicações 5G.

 

Inauguração do Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho

Hoje 25.09.2023 o prédio do CCAD (Centro Paraense de Computação Distribuida de Alto Desempenho) foi inaugurado com a presença do magnífico reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Coutinho e com a participação do Prof. Dr. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa do ITEC/FCT/PPGEE um dos membros desse projeto.

A iniciativa para a criação do CCAD  , começou no ano de 2010 por meio de uma parceria entre a então denominada, Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará – SEDECT, hoje, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – SECTET e um grupo de pesquisadores da UFPA membros do ITEC, IG, ICEN e ICB. Na ocasião, foi proposto um projeto CT-INFRA para a FINEP de construir um prédio para abrigar a instalação de um supercomputador alemão que seria adquirido com recursos de um empréstimo feito pelo Governo do Estado do Pará à Alemanha.

Em 2012 um segundo projeto CT-INFRA FINEP foi apresentado pelo mesmo grupo de pesquisadores ao então Pró-Reitor de pesquisa, Prof. Emanuel Tourinho. Neste projeto, um supercomputador seria adquirido para a realização de pesquisas pela comunidade científica da UFPA. O projeto foi aprovado, mas a aquisição do computador só foi concretizada em 2020.

 Para mais informações consulte o site do CCAD: https://www.ccad.ufpa.br/

Semana de Inovação Brasil-Suécia

 

28 Setembro 2023

Informamos com satisfação que a Embaixada Brasileira em Estocolmo, convidou o Prof. Dr. Carlos Renato Lisboa Francês da Faculdade de Computação e Telecomunicações e membro permanente deste Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, para participar da Semana de Inovação Brasil-Suécia, cujo tema será "Inovação e Sustentabilidade", e que discutirá entre  outros temas, inteligência artificial, tecnologias espaciais, propriedade intelectual e o papel da indústria na promoção da inovação.

O Evento ocorrerá em Estocolmo, no período de 6 a 10 de novembro de 2023.