Premiação do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Na noite do dia 01/06/2023 ocorreu a premiação do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento sem fins lucrativos, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI).

A 19ª edição do Simpósio foi realizada de 29 de maio a 01 de junho de 2023, em Maceió-Alagoas. A organização do evento esteve sob a responsabilidade do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Nesta edição, o evento tratou como temática principal: “Sistemas de Informação Verdes para a Sustentabilidade Ambiental”, que remete aos desafios e reflexões inerentes às questões ambientais por exigência constante da sociedade, levando as organizações a buscarem minimizar os impactos no meio ambiente causados pela operação dos seus processos de negócios. Assim, os Sistemas de Informação Verdes referem-se à utilização de software, procedimentos e infraestrutura tecnológica para atingir objetivos ambientais na utilização de recursos computacionais de modo ambientalmente responsável.

Foram recebidos artigos técnicos com novas contribuições para a pesquisa, relatos de experiência na indústria, educação em SI e estudos de caso, todos na grande área de Sistemas de Informação e que estivessem relacionados aos diversos tópicos de interesse do simpósio. Em especial, foi convidada a comunidade para se posicionar sobre a temática central do evento “Sistemas de Informação Verdes para a Sustentabilidade Ambiental”. Os melhores artigos publicados no SBSI poderão ser encaminhados à Revista Brasileira de Sistemas de Informação (Brazilian Journal of Information Systems - iSys). Dentre as diversas trilhas do evento, a trilha de pesquisa em Sistema de Informação premiou os melhores artigos aprovados para a edição do evento de 2023.

Recebeu o prêmio de melhor artigo da Trilha de Pesquisa do Simpósio Brasileiro de Sistema de Informação 2023 o artigo intitulado “ I didn't find what I wanted - How do Developers Consume Information in Software Ecosystems Portals?”, que é de autoria de Thiago de Moura Parracho (discente de graduação em bacharelado em sistemas de informação), Rodrigo Oliveira Zacarias (doutorando em informática), Rodrigo Pereira dos Santos (docente do programa de pós-graduação em informática - PPGI), que são da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Marcos César da Rocha Seruffo (docente do Programa de pós-graduação em engenharia elétrica - PPGEE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Prof. Marcos Seruffo destaca a importância da premiação, que coloca em evidência a parceria já estabelecida entre as instituições e pesquisadores: “Esta premiação consolida diversos estudos que vem sido conduzidos entre pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas Complexos (LabESC) da UNIRIO e o Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO) da UFPA, nas áreas de sistemas complexos, ecossistemas, experiência do usuário, interação humano-computador e desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação.”

O SBSI é o maior evento nacional na área de Sistema de Informação e reúne os principais pesquisadores que trabalham sobre o tema, incluindo as áreas de ecossistemas de software, sistemas de informação para gestão de dados, informação, conhecimento, tecnologias emergentes aplicadas a sistemas de informação; complexidade de sistemas de informação; etc.

Este ano, o referido artigo foi aceito para apresentação, discussão e publicação no SBSI 2023 a partir de um certame que envolveu 161 submissões, das quais, 58 trabalhos foram aceitos - a partir da revisão de pelo menos 3 profissionais da área - e distribuídos para apresentação no evento, em 17 temáticas.