Bolsas de Produtividade: resultado preliminar indica expansão, com mais de 1.000 bolsas além do previsto e novos bolsistas
Resultado Preliminar conta com a presença de Docentes do PPGEE
Com mais de 1.000 bolsas novas e 1.555 bolsistas contemplados pela primeira vez - o equivalente a 25% do total de aprovados - , a chamada de Bolsas de Produtividade 2024 divulga seu resultado preliminar, indicando a ampliação e oxigenação de uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país.
Foram aprovados, ao todo, 6.037 bolsistas: 5.617 em Produtividade em Pesquisa (PQ, correspondente a 40% da demanda); 84 em Produtividade em Pesquisa Senior (PQ-Sr, 55% da demanda); e 336 em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (28% da demanda).
O resultado indica a concessão de 1.009 bolsas além do previsto, permitindo uma significativa renovação do quadro total, que é de cerca de 16 mil bolsistas. Do total de bolsas PQ e PQ-Sr aprovadas, 7,5% são de nível A; 12% de nível B; e 80,5% de nível C. Para as bolsas DT, os percentuais foram de 1%, 12% e 87%, respectivamente.
Dentre os contemplados, tivemos 5 (cinco) Docentes do PPGEE pela primeira vez, conforme a listagem abaixo:
1. Antonio da Silva Silveira
Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina.
Bolsista PQ - Nível C
2. Carolina de Mattos Afonso
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas com doutorado sanduiche na Universidade de Alberta, Canadá.
Bolsista PQ - Nível C
3. Diego Lisboa Cardoso - Coordenador do PPGEE
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (PPGEE).
Bolsista PQ - Nível C
4. Maria Emilia de Lima Tostes
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (PPGEE).
Bolsista DT - Nível C
5. Wellington da Silva Fonseca
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (PPGEE).
Bolsista DT - Nível C
Três passaram por atualização de seus níveis, os quais foram:
1. Eduardo Coelho Cerqueira
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (PPGEE).
Bolsista PQ - Nível B
2. Marcos Cesar da Rocha Seruffo
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (PPGEE).
Bolsista DT - Nível C
3. Roberto Célio Limão de Oliveira
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (PPGEE).
Bolsista PQ - Nível C
Na oportunidade ressaltamos outros docentes do PPGEE que também são Bolsistas de Produtividades, porém de outras Chamadas Públicas do CNPQ, são esses:
1. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior
Doutorado em Electrical And Computer Engineering pela University Of California At San Diego, Estados Unidos(2003), com pós-doutorado na UCSD e na Universidade do Texas em Austin.
Bolsista PQ - 1C
2. Antonio Pereira Junior
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(1997), com pós-doutorado no Departamento de Neurobiologia da Duke University (2003-2005)
Bolsista PQ - Nível 2
3. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1994), com pós-doutorado no Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH).
Bolsista PQ - Nível 1B
4. Jordan Del Nero
Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1999), com pós-doutorado na University of Florida, INMETRO, UFRJ, UCSB, UFPE.
Bolsista PQ - Nível 2
5. Victor Dmitriev
Doutorado em Dispositivos de microondas pela Moscow State Technical University Named After Bauman, Rússia(1977).
Bolsista PQ - Nível 1C
6. Carlos Renato Lisboa Francês
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Brasil(2001) com pós-doutorado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), Porto/Portugal, 2012.
Bolsista PQ - 1C
7. Denis Lima do Rosário
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, Brasil(2014) em regime de co-tutela com a Universidade de Berna (Suíça) e pós-doutorado em Ciências da Computação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da UFPA.
Bolsista PQ - Nível 2