O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal do Pará está comemorando 30 anos de existência. Durante esse tempo de atuação, já foram defendidas mais de 500 dissertações e mais de 150 teses, além de ser considerado o primeiro e melhor Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Região Amazônica.

O programa busca formar recursos humanos qualificados, além de promover a pesquisa e o aprofundamento de estudos técnicos, científicos e sociais na Amazônia e no Brasil, dentro de um contexto globalizado, observando a melhoria da qualidade de vida na região.

Áreas de concentração - Na busca desses objetivos, o PPGEE estrutura-se em três áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica (sistemas de potência, fontes renováveis e controle e automação), Computação Aplicada (redes e sistemas distribuídos e inteligência computacional) e Telecomunicações (eletromagnetismo aplicado e processamento de sinais).

O programa tem tradição de liderança regional em ensino e cooperação em pesquisa e serviços com empresas e indústrias, o que tem contribuído para a modernização do parque industrial paraense, por meio da formação de recursos humanos qualificados. A intensa produção científica dos professores do curso garante o alto nível acadêmico, enquanto a cooperação mantida com as mais destacadas instituições de ensino e pesquisa em Engenharia Elétrica do Brasil e do mundo conferem um caráter contemporâneo à formação do aluno.

De acordo com Maria Emília Tostes, vice-coordenadora do PPGEE, o programa desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos a nível de pós-graduação na área de Engenharia Elétrica, que pode ser constatado pelo número significativo de profissionais formados que atuam como disseminadores de conhecimento científico e tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas na Região Amazônica. “Pelas suas coordenadas históricas e pela localização na região territorial em que se encontra, o PPGEE já nasceu predestinado a um relevante papel no apoio ao desenvolvimento regional”, disse.

Conquistas - As principais conquistas do programa nesses 30 anos de atividade foram consolidação de linhas de pesquisa; criação de novos laboratórios, grupos de pesquisa e núcleos de integração; produção científica e tecnológica com publicações nacionais e internacionais em revistas, conferências, simpósios, seminários, workshops, etc.; estabelecimento de parcerias, ampliação de área física, modernização de infraestrutura computacional e aquisição de equipamentos e softwares; contratação de docentes e ampliação do número de pesquisadores de produtividade em pesquisa e produtividade tecnológica; participação destacada de seus docentes na liderança de projetos nacionais e regionais e em ações estratégicas da UFPA para a integração com a indústria e o desenvolvimento tecnológico regional; entre muitas outras.

Ainda de acordo com a coordenação, o programa trabalha para ser uma referência regional na formação de profissionais, com capacitação de maior densidade, mais envolvidos e preparados para enfrentar os novos desafios da realidade tecnológica na Amazônia e no Brasil. Para celebrar os 30 anos de atuação, será realizada uma cerimônia comemorativa do programa, no auditório do Ceamazon, no dia 15 de dezembro, a partir das 10h30.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA